Verónica
Óleo sobre fotografia, 2016.
Óleo sobre vidro acrílico reverso, 2016.
Nesta série de fotografias a figura segura um lençol, numa atitude de Verónica: Verónica que na tradição cristã, teria enxugado o rosto de Cristo no caminho para o Calvário. Remete, assim, pelo tema e pela construção da imagem, para a história da Pintura e para a nossa herança cultural. O formato mais corrente da fotografia (10x15) é usado como suporte da pintura e, como elemento-base repetido com pequenas variações, para falar sobre a fragilidade humana, sobre a pequenez insignificante do quotidiano, as tarefas aparentemente banais e repetidas, onde, tantas vezes, se esconde o mistério.
Óleo sobre vidro acrílico reverso, 2016.
Nesta série de fotografias a figura segura um lençol, numa atitude de Verónica: Verónica que na tradição cristã, teria enxugado o rosto de Cristo no caminho para o Calvário. Remete, assim, pelo tema e pela construção da imagem, para a história da Pintura e para a nossa herança cultural. O formato mais corrente da fotografia (10x15) é usado como suporte da pintura e, como elemento-base repetido com pequenas variações, para falar sobre a fragilidade humana, sobre a pequenez insignificante do quotidiano, as tarefas aparentemente banais e repetidas, onde, tantas vezes, se esconde o mistério.